exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Internet

Quer saber quanto custa a reabilitação de um prédio?

Há um simulador online para isso: o Reabilitar para Arrendar Habitação Acessível visa ajudar a apurar todos os encargos relacionados com a gestão e manutenção de um edifício e a sua reabilitação.

  • 333

O IHRU (Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana) disponibilizou o simulador online Reabilitar para Arrendar Habitação Acessível, que faz parte de um programa financiado pelo Banco Europeu de Investimento e pelo Banco do Desenvolvimento do Conselho da Europa. Este simulador permite a introdução de informação detalhada sobre o imóvel para determinar não só os custos e a viabilidade do projeto, mas também a sua sustentabilidade e elegibilidade.

Esta nova ferramenta de apoio à decisão destina-se municípios, empresas municipais, sociedades de reabilitação urbana e público em geral, tendo como objetivo realizar simulações de uma forma intuitiva, para reduzir tempo, dúvidas e erros.

O simulador foi implementado sobre uma solução desenvolvida pela Linkare, assente em Open Standards e tecnologias Open Source, nomeadamente MongoDB (base de dados NoSQL), servidor aplicacional Wildfly, JavaServer Faces, HTML5+CSS3 e Bootstrap.

Refira-se que o programa Reabilitar para Arrendar – Habitação Acessível tem como objetivo o financiamento de operações de reabilitação de edifícios com idade igual ou superior a 30 anos, que após reabilitação deverão destinar-se predominantemente a fins habitacionais em regime de renda condicionada.