exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Internet

Instagram retira conta a Andres Iniesta

O que acontece quando alguém perde o acesso à conta de Instagram por ter um nome igual ao de uma estrela do mundo do futebol?

  • 333

Andres Iniesta. Quem julgava que é o nome de uma só pessoa que se desengane. E pense duas vezes se o Andres Iniesta que anda a seguir no Instagram é mesmo o Andres Iniesta que queria seguir.

Por que é que surgem estes avisos? A resposta pode ser encontrada numa notícia da BBC sobre as contas de Instagram de Andres Iniesta, o centrocampista do Barcelona, e Andres Iniesta, um pai de família que vive em Madrid e que se apresenta ao mundo como alguém que gosta de tirar fotos aos filhos e aprecia boa comida em arquitetura.

Tudo estaria bem não se desse o caso de o desconhecido pai de família de Madrid ter perdido o acesso à conta de Instagram @ainiesta, que passou a ser usada para ostentar imagens e novidades relativas ao médio do Barcelona.

«Eu não fiz nada de errado e perdi não só as minhas fotos, como também fui impedido de partilhar momentos importantes da minha vida com os meus amigos e família», queixou-se o Andres Iniesta de Madrid, descrevendo o momento em que, depois de umas férias sem grande atividade na Web, perdeu o controlo da conta que havia registado no Instagram antes de Andres Iniesta, o número 8 do Barcelona.

Num primeiro instante, a Instagram preferiu ignorar as queixas do madrileno Andres Iniesta contra a perda da conta em favor de Andrés Iniesta, do Barcelona – mas mais tarde foi obrigada a rever a situação, muito por força da denúncia que o lesado fez na Internet.

A situação acabou por ser resolvida sem grandes alaridos: «fizemos um erro e restabelecemos a conta mal soubemos do sucedido», justificou a Instagram. Andres Iniesta, o nº 8 do Barcelona, já fez saber que nada tem a ver com o sucedido. E, sem delongas, passou a usar a conta @andresiniesta8.