exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Internet

Hornet: uma rede secreta que bate a Tor em rapidez

Investigadores de Zurique e Londres criaram uma rede que permite navegar de forma mais rápida, mais segura e anónima na Net.

  • 333

Geralmente, os sistemas que prometem navegação anónima são mais lentos, por causa da encriptação sucessiva dos dados. A Hornet, criada entre investigadores na Suíça e no Reino Unido, promete transferências teóricas de dados até aos 93 GBps.

A Hornet funciona de um modo semelhante à Tor e encripta os dados de navegação várias vezes, de forma aleatória, entre os servidores da estrutura e o PC do utilizador. Os investigadores explicam que o desenho atual da Tor oferece problemas de performance e de escalabilidade, ou seja, quanto mais utilizadores tiver, mais encriptação será necessária, tornando a navegação mais lenta, explica a BBC.

Alguns especialistas pedem agora para fazer a revisão dos documentos sobre este projeto. «A peer review é crítica para o desenvolvimento destas pesquisas e a Hornet não pode ser considerada fecahada enquanto não se fizer esta análise», disse Patrick O’Neill no Daily Dot.

A rede agora apresentada altera a forma como os dados em circulação são tratados e oferece velocidades mais rápidas de acesso. Os seus criadores prometem ainda que esta rede é mais segura do que as redes usadas atualmente, incluindo a Tor.

  • Uma ligação à Internet e uma impressora 3D são suficientes para qualquer um fazer uma arma de fogo. Mas há perigos escondidos e a PSP ajudou-nos a revelá-los. Este mês falámos com a investigadora portuguesa que pode revolucionar o mundo das baterias e destacamos os testes ao Huawei P10 Plus, Nintendo Switch e TVs 4K abaixo dos €1000.