exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Internet

Alemanha autoriza pseudónimos no Facebook

Um dos reguladores da Alemanha determina que os utilizadores podem ter pseudónimos no Facebook e que a rede social não pode exigir o nome verdadeiro, nem documento de identificação.

  • 333

Já a Bélgica tinha deliberado no mesmo sentido e agora é a vez da Alemanha. O organismo responsável por vigiar a ativdade das redes sociais em terras bávaras determinou que os utilizadores podem ter pseudónimos no Facebook. Sabe-se que as autoridades em Espanha, Holanda e França também se estão a preparar para deliberar sobre a nova política de privacidade do Facebook.

Os utilizadores podem legitimamente querer aceder ao Facebook apenas através de pseudónimos, para evitar serem contactados por estranhos devido ao seu nome real. Por outro lado, os responsáveis da rede social defendem que «o uso de nomes reais no Facebook protege a privacidade dos utilizadores e a sua segurança ao identificar com quem é que cada utilizador está a partilhar conteúdos e a ligar-se». A defesa do Facebook passa também pela localização da sede, na Irlanda, o que devia implicar que o Facebook só se deveria reger pela lei irlandesa, advoga a empresa, explica a Reuters.

Os responsáveis alemães disseram que «quem quer que esteja no nosso campo, tem de jogar o nosso jogo», para afastar este argumento

  • 333