exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Internet

Sistema de roteamento da Internet protege melhor os dados dos utilizadores

Investigadores da Universidade de Maryland nos EUA desenvolveram um sistema de roteamento para a Internet que faz com que o utilizador possa definir que os seus dados não passam por determinados países.

  • 333

O objetivo deste sistema é garantir que os dados dos utilizadores não passam por países com regimes ditatoriais ou de censura. «Com os acontecimentos recentes, de censura no tráfego da Internet, suspeitas de roteamento boomerang, onde o tráfego sai de uma região para voltar para a mesma, e monitorizações de dados dos utilizadores, estamos interessados em criar um sistema que dá ao utilizador o controlo sobre o que acontece aos seus dados», disse Dave Levin, coordenador do estudo, ao PhysOrg.

Com este sistema, chamado Alibi Routing, o utilizador tem o controlo sobre quais os destinos que devem ser evitados. O sistema implica que, do lado do recetor e de todos os possíveis intermediários, também esteja a ser usado o Alibi Routing, para poder funcionar. Nem todas as transações necessitam de ter intermediários, uma vez que se se tratar do envio de dados para a mesma cidade, por exemplo, os dados não precisam de percorrer meio mundo.

O sistema vai ser lançado ainda este ano, sob a forma de plug-in, para que mais utilizadores o possam instalar e passar a usar.

  • 333