exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Internet

Rússia bloqueou Wikipedia por causa de haxixe

A Rússia bloqueou ontem o acesso à Wikipedia devido a um artigo que ensinava como criar um tipo de haxixe. A interdição durou apenas um dia. O artigo foi editado e hoje os ISPs russos já voltaram a dar acesso à enciclopédia comunitária.

  • 333

A notícia é da Associated Press. A agência avança que o Roskomnadzor, o regulador de media do estado russo, ordenou ontem aos ISPs daquele país que bloqueassem o acesso à Wikipedia. Em causa um artigo que explicava como criar um determinado tipo de haxixe. O artigo foi considerado ilegal em junho quando um tribunal russo se pronunciou sobre a sua temática. A semana passada, o Roskomnadzor enviou uma carta à Wikipedia na Rússia a pedir a remoção do artigo sob pena de um bloqueio total ao site.

Os administradores responsáveis pela Wikipedia naquele país removeram a página para o arquivo, mas essa decisão não foi suficiente para as autoridades russas que acabaram por bloquear, ontem, o acesso à Wikipedia.

Hoje, segundo a Associated Press, o bloqueio já foi levantado e os russos já podem consultar aquela que é a maior enciclopédia comunitária do mundo.

Esta não é a primeira vez que a Rússia censura o acesso a sites. O Reddit, por exemplo, já sofreu consequências e, maio deste ano, o mesmo Roskomnadzor ameaçou o Twitter, o Google e o Facebook.