exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Internet

EUA: Adolescente condenado a 11 anos por apoiar o ISIS nas redes sociais

Ali Amin usou o Twitter e o seu blogue pessoal para explicar como era possível usar bitcoins para apoiar o Estado Islâmico. O Departamento de Justiça norte-americano condenou-o a prisão efetiva fazendo de Amin o primeiro menor de idade a ser condenado num caso deste tipo. ​

  • 333
Ali Amin é o primeiro menor a ser condenado nos EUA por apoiar o ISIS

Ali Amin é o primeiro menor a ser condenado nos EUA por apoiar o ISIS

No Twitter, @Amreekiwitness era o perfil usado por Ali Amin, norte-americano de 17 anos, para espalhar mensagens de apoio ao Estado Islâmico. O jovem que vive na Virgínia também usava o seu blogue para os mesmos fins. Acusado pelo Departamento de Justiça norte-americano de apoiar o terrorismo, Amin foi condenado a 11 anos de prisão num estabelecimento federal. É o primeiro menor de idade a ser sujeito a uma pena desta dimensão por este crime.

Num comunicado oficial das autoridades norte-americanas, a procuradora encarregue do processo judicial afirmou que: "Esta sentença demonstra que aquele que usar as redes sociais como ferramenta para providenciar suporte e recursos ao Isis será identificado e processado com não menos rigor que aqueles que viajarem para se juntarem a essa organização". Dana Boente fez parte do grupo de oficias judiciais que também acusaram Ali Amin de ter, em janeiro, ajudado Reza Niknejad, de 19 anos e também da Virgínia, a viajar para a Síria com o intuito de juntar-se ao ISIS.

  • 333