exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Internet

Usher divulga video interativo contra brutalidade policial

O vídeo do artista norte-americano tem uma novidade: só avança se o utlizador estiver a olhar para o computador. O objetivo é chamar a atenção para as vítimas de brutalidade policial e forçar a sociedade a encarar o problema e não desviar o olhar.

  • 333

A mensagem é simples: todos devemos encarar a situação e não desviar o olhar. Uma das hashtags que acompanha este movimento é precisamente #DontLookAway. Agora, Usher publicou um vídeo no Tidal que usa a tecnologia para forçar o utilizador a olhar em frente. Para acompanhar o seu novo single, Chains, que conta com Nas e Bibi Bourelly, foi criada uma experiência visual chamada também Don’t Look Away. A inovação é que o vídeo só avança se o utilizador estiver a olhar para o ecrã. O sistema usa a webcam do computador para detetar o olhar do utilizador e, se este se desviar do ecrã, o vídeo cessa. Também se o utilizador optar por ir para outra aba de navegação, o vídeo para, explica o The Verge.

Enquanto se olha para o ecrã, o vídeo apresenta os pormenores das mortes de Trayvon Martin, Sean Bell e outras vítimas de brutalidade policial nos EUA. Todas as receitas deste vídeo vão ser doadas para uma organização de caridade. A experiência só está disponível durante alguns dias.
Veja o vídeo em chains.tidal.com