exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Internet

Facebook expande pesquisa universal

A rede social de Mark Zuckerberg já tinha alterado as funcionalidades de pesquisa. Agora, mais de dois biliões de posts são indexados e estão à distância de uma busca rápida.

  • 333

A Facebook Search vai permitir «encontrar o que o mundo está a dizer», afirmam os responsáveis do Facebook. A reestruturação da pesquisa vai permitir encontrar todos os posts públicos que contenham a expressão a procurar. Os resultados vão aparecer de forma organizada, com a prioridade a ser dada a profissionais de informação, como a CNN, por exemplo, depois a posts de amigos e por fim a posts com conteúdos ligados ao termo a procurar, explica o Engadget.

Os resultados das pesquisas são refinados para cada utilizador e organizados por 200 fatores, como os temas e páginas que cada um segue, dados pessoais e histórico de procuras.

Com esta expansão, o Facebook pretende que o utilizador tenha acesso a opiniões diversas sobre vários temas, em vez de estar sempre a “esbarrar” com opinões de amigos e simpatizantes. «Temos acesso a histórias de pessoas no terreno. Dá-nos uma perspetiva diferente», explicou Tom Stocky, vice-presidente da área de Pesquisas do Facebook.

As alterações vão ser lançadas gradualmente, com os utilizadores dos EUA no iPhone, Android e desktop a serem os primeiros a poder experimentar as novidades.