exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Internet

Google Maps recebe navegação e pesquisas offline

A Google estreia a funcionalidade que permite descarregar parte do Maps para o telemóvel e receber instruções de navegação ou pesquisas, mesmo sem conexão à Internet.

  • 333

A apresentação da Google começa com uma premissa que justifica a nova funcionalidade: 60% do mundo não tem acesso à Net e, mesmo onde existem ligações, estas podem não ser estáveis. Agora, a Google quer que o Maps ajude os utilizadores a saberem para onde vão e por onde ir, mesmo que não estejam conectados. Com a nova funcionalidade, vai ser possível receber indicações de navegação turn-by-turn, procurar destinos específicos e encontrar informações sobre locais como as horas de funcionamento, contactos ou classificações de utilizadores, noticia o The Verge.

Já era possível descarregar partes dos Maps para consulta offline, mas a novidade da Google é que agora também se consegue ter acesso a informações de pesquisas e de navegação. Para não sobrecarregar o aparelho com conteúdos, só será possível descarregar algumas informações como os nomes, classificações e dados genéricos sobre empresas, não havendo acesso a fotos ou comentários de utilizadores.

Amanda Bishop, gestora do projeto Maps da Google, explica que os dados da gigante mostram que os telefones estão offline, em média, 10% do tempo total em que estão ligados. Com esta novidade, «a app parece mesmo mais rápida», afirma a executiva.

Numa primeira fase, esta funcionalidade vai ser lançada para os equipamentos Android, com a versão iOS prometida para «breve».