exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Internet

Gmail avisa se enviar emails desencriptados

A Google lançou uma campanha para alertar todos os fornecedores para passarem a usar o protocolo de encriptação STARTTLS. No entanto, ao descobrir que este é facilmente contornado, vai passar a avisar os utilizadores se enviarem emails desencriptados.

  • 333

Investigadores das Universidades do Michigan e do Illinois detetaram que é fácil quebrar a encriptação STARTTLS e a Google constatou ainda que este protocolo não foi adotado por todos os fornecedores de email. Assim, o Gmail vai começar a avisar se estiverem a ser enviados emails para fornecedores que não estejam a encriptar as suas mensagens. Apesar de o Gmail o fazer, nem todos usam o Gmail e, se for enviado um email para um fornecedor que não use STARTTLS, a mensagem será enviada desencriptada, logo, mais vulnerável a ser vista por terceiros, explica o Tom’s Hardware.

Depois da campanha Safer Email, muitos fornecedores começaram a usar este protocolo, mas a Google explica que o maior apoio veio quando a Microsoft e a Yahoo também se juntaram. A Google vai trabalhar com outros parceiros da Messaging, Malware and Anti-Abuse Working Group (M3AAWG) para reforçar as tecnologias de encriptação usadas atualmente. Desde que foram conhecidas as denúncias de Edward Snowden, sabe-se que a Google também começou a desenvolver a possibilidade de encriptação End-to-End, mas ainda não há novidades sobre este tema.