exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Internet

Google Photos apaga fotos que já tenham sido carregadas para a cloud

A Google anunciou uma nova funcionalidade na app Photos que permite ao sistema apagar automaticamente as fotos do dispositivo que já tenham sido carregadas para a conta do utilizador na cloud.

  • 333

O objetivo desta medida é garantir que o utilizador tem sempre espaço disponível no telefone ou no tablet. A Google Photos vai agora ter uma funcionalidade para Libertar Espaço (Free Up Space, no original). Com um toque nesta funcionalidade, a app vai apagar automaticamente todas as fotos que estejam armazenadas no telefone e que já tenham sido carregadas para a cloud, noticia o The Verge. Em alguns modelos Android, vai ser possível uma gestão semelhante nas fotos que tenham sido guardadas no cartão SD.

Juntamente com esta atualização, a versão Web da aplicação vai passar a permitir aos utilizadores escolherem guardar as imagens com uma resolução inferior, de forma a poupar espaço. Recorde-se que o sistema permite o backup das imagens com a resolução original a que foram tiradas, mas nesta opção, é ocupado espaço do Google Drive. Em alternativa, o utilizador pode optar por deixar a Google comprimir as imagens, o que permite a cópia de segurança sem “gastar” espaço no Drive.

As atualizações para a versão mobile e web da app devem ser lançadas gradualmente a partir dos próximos dias.

  • O ataque WannaCry, que sequestrou dados de milhares de computadores em todo o mundo, veio dar razão aos alertas dos especialistas em segurança que têm vindo a alertar constantemente para o crescimento e perigos deste tipo de ataque. Felizmente, como acontece com a esmagadora maioria do malware, há formas de evitar esta e outras "infeções"