exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Internet

Google recebe 25 pedidos de remoção de sites com pirataria por segundo

É normal empresas ou associações pedirem à Google para remover determinados endereços URL dos resultados das pesquisas. Agora, estatísticas recentes mostram que a gigante recebe 25 pedidos por segundo, mais de dois milhões por dia.

  • 333

O Google Transparency Report mostra a atividade da empresa no que diz respeito a pedidos de eliminação de sites dos resultados das pesquisas. O TorrentFreak noticia que a empresa recebe agora 25 pedidos por segundo, 1500 por minuto ou mais de dois milhões por dia, o que representa para mais do dobro do que foi registado em 2014. Esta é uma das principais armas usadas pelos criadores e donos da propriedade intelectual, de forma a salvaguardarem os seus direitos.

A análise aos números mostra que os pedidos vieram de 5492 detentores de direitos de autor e referiam-se a 72207 domínios específicos. Em média, cada um destes sites terá sido alvo de 900 pedidos de retirada à Google.

Estes dados incluem os pedidos múltiplos sobre os mesmos URLs, o que a Google diz ser uma forma mais «realista de pintar o quadro dos pedidos de retirada». Sabe-se que a gigante das pesquisas tem alimentado o seu algoritmo com os domínios mais frequentemente visados nestes pedidos de forma a torná-los cada vez menos visíveis.