exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Internet

Jedi ou Sith? Google personaliza apps para estilo Star Wars

A Google presta tributo ao universo Star Wars com uma ferramenta que permite mudar a aparência de uma série de apps, como, por exemplo, Chrome, Gmail, Mapas e YouTube. O utilizador só precisa de escolher se prefere o “lado negro” ou o “lado da luz” da Força.

  • 333

Paulo Matos

Com o novo filme da saga Star Wars prestes a estrear (17 de Dezembro em Portugal), a Google juntou-se à festa dos tributos e lançou uma ferramenta que permite customizar a aparência de uma série de aplicações da companhia. Disponível em google.com/starwars, a ferramenta funciona em Android, Chromebook, iPhone, iPad, Mac e Windows.

A ferramenta permite ao utilizador – que tem de estar registado com a sua conta Google – escolher entre o “lado negro” e o “lado luminoso” da Força. Depois de feita a seleção, o Google começa a atualizar a aparência das apps, sem que a funcionalidade seja afetada.

Contudo, a conversão não é imediata, pelo que é possível que sejam necessárias algumas horas até as mudanças estarem todas em vigor, sendo que algumas só serão visíveis em ambiente de desktop. No caso do nosso teste, verificámos que ficou logo disponível uma nova barra de progresso e de volume nos vídeos do YouTube (que passa a ser um sabre de luz), mas o The Verge refere que, por exemplo, a localização no Mapas passará a ser assinalada com uma nave X-Wing ou TIE.

No total, esta ferramenta Star Wars tem efeito no Android Wear, Calendário, Chrome, Gmail, Inbox, Google, Mapas, Tradutor, Waze e YouTube. Quando quiser cancelar a utilização da funcionalidade, basta voltar ao site para reverter o processo. Caso contrário, as mudanças serão automaticamente canceladas a 1 de fevereiro.

Pode saber um pouco mais sobre esta funcionalidade no vídeo abaixo.