exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Internet

Twitter revela que utilizadores podem ter sido vítimas de ataques estatais

Hackers ligados a entidades governamentais são responsáveis por um ataque a um grupo restrito de utilizadores do Twitter, que teve como intuito o roubo de números de telefone e endereços de e-mail e de IP.

  • 333

Paulo Matos

O Twitter enviou e-mails para um número não especificado de utilizadores a avisar que hackers poderão estar a tentar obter números de telefone, endereços de email e endereços de IP. A maior particularidade deste ciberataque é que parece ter sido patrocinado por entidades governamentais, segundo informações avançadas pela Reuters.

A empresa revela que não tem a certeza se os dados sensíveis chegaram mesmo a ser roubados e que o alvo foi um número restrito de utilizadores. O e-mail enviado pelo Twitter relembra os consumidores quais as medidas de precaução que devem tomar, chegando a aconselhar a utilização do Tor, um software que permite comunicar de forma anónima na Internet.

Os ataques governamentais têm vindo a aumentar nos últimos anos e, por norma, são usados para roubar dados sensíveis e propriedade intelectual. Por exemplo, China e Estados Unidos têm vindo a trocar acusações mútuas sobre espionagem tecnológica, sendo que o ataque à Sony foi atribuído à Coreia do Norte.

  • 333