exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Internet

Ashley Madison: vítimas começam a ser chantageadas

Já há registos das primeiras mensagens de chantagem enviadas a utilizadores do site Ashley Madison que viram os seus dados a serem pirateados.

  • 333

O site promovia a infidelidade dos utilizadores e não tinha acautelado a proteção da informação sensível. Um grupo de hackers denunciou estas práticas e acabou mesmo por revelar dados pessoais dos utilizadores registados no Ashley Madison. Agora, sabe-se que esses dados foram parar a chantagistas que já começaram a contactar as vítimas, noticia o BGR.

O investigador de segurança Graham Cluley explica que já conhece vários casos de utilizadores que receberam cartas tradicionais, em papel, a revelar que o seu autor sabe que o utilizador é adúltero e a ameaçar publicitar a informação, a não ser que sejam pagas avultadas somas em dinheiro.

Cluley explica que as vítimas não devem ceder, nem pagar, pois não há qualquer evidência de que o chantagista recue depois de receber o dinheiro. O conselho é levar as cartas para as autoridades para se verificar se é possível identificar a sua proveniência e identificar o autor.

Há ainda a ameaça de que os dados possam ter caído nas mãos de vários chantagistas, pelo que pagar a apenas um não é garantia de que o caso de infidelidade permaneça secreto.

  • 333