exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Internet

Beatles estreiam-se no streaming de música no dia de Natal

A grande novidade da indústria da música tem mais 45 anos: os Beatles vão ficar finalmente disponíveis nos serviços de streaming de música na Internet.

  • 333

Em 1960, não havia streaming, mas havia Beatles. Em 2015, não há Beatles, mas vai passar a haver streaming de Beatles. A BBC anuncia que, ainda hoje, deverá ser confirmada oficialmente a estreia das músicas dos Beatles em vários serviços de streaming. As músicas do quarteto de Liverpool vão ficar disponíveis em nove serviços de transmissão da Web a partir do dia 25 de dezembro. Spotify, Apple Music, Google Play, Tidal e Amazon Prime Music constam na lista dos serviços de streaming que garantiram os direitos de transmissão das músicas dos Beatles.

Os Beatles sempre tiveram alguma parcimónia na cedência de direitos para lojas e serviços baseados na Internet – a ponto de, em 2010, a Apple ter chegado a fazer da estreia da banda no iTunes, cinco anos depois do lançamento da loja de música, um dos principais atrativos comerciais.

Nos serviços de streaming, a mítica banda britânica continuava a pautar-se pela ausência. Mas não tardará a propagar-se pelas playlists, colunas e auscultadores desse mundo fora. Até porque, ao contrário do que chegou a ser aventado, não vai haver um serviço de streaming com o exclusivo.

«Há uma razão simples para o catálogo dos Beatles ter demorado tanto tempo a entrar nos serviços de streaming – os editores queriam garantir que nada poderia prejudicar as potenciais vendas de reedições e retrospetivas – porque é um catálogo muito lucrativo», refere Mark Mulligan, da empresa Midia, citado pela BBC.

  • 333