exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Internet

Tutlub, a rede social segura para muçulmanos

A Tutlub pretende ser uma rede social onde muçulmanos podem fugir ao assédio online e discutir religão abertamente, sem quaisquer estigmas.

  • 333

Os muçulmanos enfrentam tempos difíceis na Net: qualquer comentário ou post descontextualizado que seja tornado público pode levar a que o utilizador seja apelidado de terrorista, perseguido online ou na vida real e alvo de todo o tipo de assédios. Com este cenário em mente, Yusuf Hassan, um empreendedor nigeriano do Reino Unido, criou o Tutlub, uma rede social que serve de abrigo aos muçullmanos. Tutlub é a palavra árabe para “pedir” e a rede social pretende ser um local seguro para discussão de temas religiosos e onde os utilizadores possam procurar orientação e aceder a conteúdos selecionados.

A rede vai ser monitorizada para não se tornar um veículo de propaganda ou ferramenta de recrutamento terrorista, noticia a Cnet. O objetivo é ter líderes espirituais das comunidades a ver os conteúdos e identificar potenciais ameaças ou propaganda. Estes líderes estarão presentes também para ajudar a moderar discussões e responderem a questões dos utilizadores relacionadas com a fé.

Hassan explica que a Tutlub não deve ser encarada como substituto do Facebook, mas sim como uma rede complementar. A aposta passa por mercados como a Nigéria ou outros países que só recentemente conseguem acessos à Internet. Naquele país africano, a app está em destaque na Google Play, depois do lançamento oficial há cerca de duas semanas e ainda estar numa fase de testes.

O criador da rede incentiva ainda os muçulmanos a não se isolarem e a abraçarem as redes mainstream como o Facebook, o Twitter ou o LinkedIn, interagindo com amigos de várias religiões.