exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Internet

Google anuncia expansão do Project Loon, a Internet trazida por balões

Fornecedores de acesso à Internet da Indonésia são os primeiros a poder beneficiar do Project Loon, da Google, com a Internet a ser disponibilizada em locais remotos através de balões de ar quente.

  • 333

A Google esteve para desistir do Project Loon, mas agora anunciou que vai começar ainda este ano com os testes com operadoras locais. Sabe-se que a Indonésia deve ser um dos primeiros mercados a receber a Internet através de balões de ar quente.

O maior desafio da Google foi descobrir o desenho de balão ideal que fosse barato e durável o suficiente, não só para flutuar, como para navegar de forma previsível. O balão com o formato escolhido já conseguiu viajar 19 vezes à volta do mundo nos últimos 187 dias, noticia o Recode.

A Alphabet estará em negociações com operadores na Indonésia e com o governo do Sri Lanka para poder ocupar o espectro de rádio neecssário para o projeto. De acordo com Astro Teller, responsável pela unidade que desenvolve o Project Loon, vai ser possível trazer a Internet a mais de cinco mil milhões de pessoas nos próximos dez anos.

Este dirigente da Alphabet X, antiga Google X, explica que a unidade ataca logo as partes mais difíceis dos problemas para decidir se avança com determinadas iniciativas ou não. Prova disso estão dois projetos que ficaram na prateleira como o da agricultura vertical, que usa um décimo da água e um centésimo da terra necessárias atualmente ou do projeto que pretendia que países remotos usassem veículos de carga com a forma de foguetões para enviar e receber mercadorias.