exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Internet

Kanye West: meio milhão de cópias piratas em dois dias

Vários internautas queixaram-se de não conseguir ouvir The Life of Pablo no Tidal. Pelo contrário, nos serviços piratas não há relatos de queixas no que toca a downloads ilegais.

  • 333

Antes do dia 14 de fevereiro não havia The Life of Pablo. No dia 16 de fevereiro passou a haver, pelo menos, meio milhão de “The Life of Pablos”. Terá Kanye West razões para festejar o sucesso do mais recente álbum? Depende: se for apenas pelos índices de popularidade, o rapper e marido de Kim Kardashian, bem pode sorrir com tamanho número de downloads registado em apenas 48 horas; se o objetivo for a conta bancária, então as razões para sorrir dissipam-se. É que The Life Of Pablo foi alvo de meio milhão de cópias piratas em apenas dois dias.

O número de cópias piratas foi estimado pelo Torrent Freak tendo por base a presença de duas fontes de disseminação entre os top 10 do The Pirate Bay e ainda os 20 pedidos de eliminação de links que os representantes da indústria discográfica apresentaram junto da Google. No Torrent Freak, há quem diga que nunca viu tamanha procura por um novo álbum – nem mesmo o mais recente trabalho de Adele terá logrado tanta popularidade.

Coincidência ou não, a corrida a The Life Of Pablo no Pirate Bay contrasta de sobremaneira com o lançamento em sites autorizados e legítimos. O álbum de Kanye West estreou no Tidal – mas houve milhares de queixas de utilizadores que alegavam que o serviço de streaming não estava a funcionar devidamente.

  • 333