exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Internet

Já se trabalha para acabar definitivamente com as passwords

A organização que cria os standards para a Web criou um grupo que tem por objetivo desenvolver um sistema que substitua as palavras-chave.

  • 333

Sérgio Magno

SAEED KHAN/Getty Images

Quantas passwords tem de memorizar? Provavelmente muitas mais do que queria. A não ser que apenas use uma ou duas para todos os serviços, o que significa que corre riscos sérios de segurança.

O World Wide Web Consortium (W3C), uma organização internacional que desenvolve standards para desenvolver a Web, anunciou um novo grupo de estudo que tem por objetivo propor sistemas substitutos das passwords que permitam um nível de segurança superior.

De acordo com a informação publicada na página da organização, o standard será baseado em sistemas criptográficos, provavelmente baseados em dispositivos pessoais. Por exemplo, ao entrar numa zona segura de um site Web, o utilizador poderá ter recorrer ao smartphone para autenticar-se.

No entanto, ainda deveremos ter de esperar muito tempo até deixarmos de ter de memorizar palavras-chave complexas. Isto porque o desenvolvimento de novos standards respeita uma série de etapas, algumas delas muito demoradas, entre o início do estudo e a disponibilização do standard no mercado. A proposta tem de ser criada, testada, certificada e adotada pelos vários intervenientes, incluindo os criadores dos browsers.

  • 333