exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Internet

Hackers corrompem ficheiros de instalação do Linux Mint

A equipa que desenvolve o Linux Mint alerta que hackers conseguiram disponibilizar ficheiros de instalação do sistema operativo corrompidos e que abrem brechas de segurança nas máquinas dos utilizadores.

  • 333

Os hackers terão disponibilizado uma versão para instalação do Linux Mint com uma falha de segurança. Em causa, a ISO que esteve disponível durante o passado fim de semana e que continha a versão 17.3 Cinnamon. Os piratas redireccionavam os utilizadores para um download de uma versão modificada. A equipa do Linux Mint detetou o problema e já corrigiu os links, mas deicidiu retirar o servidor “do ar” enquanto verifica melhor o que se passou.

No blogue oficial, a equipa explica que até agora só foi detetada a falha na versão 17.3 Cinnamon e somente para utilizadores que a descarregaram no dia 20 de fevereiro. Por fim, as recomendações de segurança passam por desinstalar o sistema operativo afetato, se tiver gravado em DVD, desfazer-se do disco e se tiver gravado numa pen, formatá-la. Os hackers estarão localizados em Sofia, na Bulgaria.

Consulte os procedimentos para verificar se descarregou a versão infetada ou segura aqui.

  • 333