exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Internet

Google recebeu 75 milhões de queixas relacionadas com direitos de autor

A Google processou um total de 75 milhões de pedidos de remoção de conteúdos dos resultados das pesquisas apresentados pelos proprietários de direitos de autor.

  • 333

A gigante das buscas registou mais de 100 mil pedidos de remoção de conteúdos por hora em fevereiro, num total de 75 milhões de queixas apresentadas pelos donos de propriedade intelectual. Em 2014, durante todo o ano, este número chegou aos 345 milhões de pedidos, noticia o The Verge.

Os algoritmos da Google já tornam determinadas páginas menos visíveis quando estas são alvo dos pedidos legítimos dos donos dos conteúdos.

Os autores e donos de propriedade intelectual podem pedir à Google que remova determinado URL dos resultados das pesquisas disponíveis pelo motor de busca. A tecnológica recusa remover domínios completos das buscas com receio de que essa medida sirva apenas para levar a pirataria para outros domínios. Assim, os donos dos direitos de autor de conteúdos que estejam eventualmente a ser pirateados têm de solicitar a remoção de URL específicos. Estima-se que a Google irá processar mil milhões de pedidos de remoção no final deste ano.

  • 333