exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Internet

Browser Opera passa a ter embutida funcionalidade que bloqueia anúncios

Ao contrário do que sucede em outros browsers, não será preciso instalar uma extensão para dispor de uma funcionalidade que bloqueia os anúncios da Internet. O Opera terá até estatísticas sobre a efetividade desta novidade.

  • 333

Paulo Matos

Os responsáveis pelo Opera anunciaram a disponibilização de uma versão do browser para programadores que passa a ter embutida uma funcionalidade que bloqueia os anúncios para quem está a navegar na Internet.

Ao contrário do que acontece atualmente com o Chrome ou o Firefox, por exemplo, os utilizadores não terão de instalar uma extensão; em vez disso, terão apenas de carregar num botão para ativar/desativar a função. Além disso, os internautas terão acesso a estatísticas sobre a efetividade do bloqueio durante a navegação. Segundo a própria empresa, o Opera é 21% mais rápido do que o Firefox com o AdBlock Plus instalado e 45% mais veloz que o Chrome com a mesma extensão. Em relação ao Edge, é 89% mais rápido.

De acordo com o Engadget, esta funcionalidade pode dar um impulso à quota de mercado do Opera, uma vez que tanto Google como Microsoft não têm planos a curto prazo para colocar em funcionamento algo semelhante nos seus browsers, pois isto entra em conflito com o negócio de publicidade online que têm.

Pode ver um pequeno vídeo de demonstração da nova funcionalidade do Opera abaixo.