exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Internet

Hacker expõe milhares de PCs que qualquer um pode ver remotamente

Sistemas de controlo industrial, redes com dados médicos de pacientes ou registos de farmácias são apenas alguns dos computadores expostos por este hacker. O software mal configurado permite que qualquer um possa ver remotamente o que estas máquinas estão a fazer.

  • 333

O hacker que é conhecido por Revolver está baseado em Marrocos e quis mostrar que muitos sistemas informáticos que operam à nossa volta diariamente são frágeis e inseguros. O pirata criou um script para tentar aceder a servidores não protegidos e que aceitassem a ligação via VNC. Se as máquinas estiverem configuradas sem qualquer palavra-chave, o script de Revolver entra e consegue guardar uma captura de ecrã. Depois de milhares de conexões com sucesso, o hacker conseguiu gravar 23 GB de imagens com printscreens. Algumas das imagens não foram divulgadas por questões de segurança, mas muitas delas estão disponíveis no VNC Roulette, que as mostra a qualquer utilizador.

Revolver explica que conseguiu ver máquinas de administradores de sistemas industriais, farmácias, registos médicos e muito mais informação sensível. O erro é humano, uma vez que o VNC pede que seja definida uma password logo na primeira utilização. Uma vez que muitos utilizadores ignoram este pedido, estabelecem ligações inseguras e abrem uma porta a possíveis ataques.

  • 333