exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Internet

Viber começa a encriptar mensagens

O Viber é o serviço mais recente a anunciar a utilização de encriptação end-to-end, de forma a proteger a privacidade das mensagens que os utilizadores trocam.

  • 333

A encriptação do Viber vai estar gradualmente disponível na versão 6.0 para Android, iOS, Mac e PC e para todas as mensagens de voz, vídeo, texto e partilha de fotos. A funcionalidade destina-se a proteger a privacidade dos utilizadores e manter os conteúdos longe de olhares indiscretos. O Engadget avança que existe também a possibilidade de ocultar alguns chats do ecrã inicial e só os mostrar mediante a inserção de um PIN de quatro dígitos.

O responsável operacional do Viber, Michael Shmilov, refere que a empresa passou muito tempo a desenvolver um sistema de segurança à medida dos utilizadores e que irão continuar a manter este tema nas prioridades, à medida que as comunicações digitais se desenvolvem.

Depois das iMessages da Apple e do WhatsApp, os serviços mais pequenos como o Viber, o Telegram ou o Line também estão a disponibilizar estas opções de encriptação aos utilizadores, mantendo as comunicações inacessíveis, por exemplo, ao escrutínio das autoridades policiais.