exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Internet

Google quer mudar cor dos resultados de pesquisas

E se em vez de serem azuis, os links apresentados pela Google passarem a ser pretos? Os primeiros testes já arrancaram junto de internautas

  • 333

Hugo Séneca

Azul é sinónimo de link? Para a Google pode deixar de ser assim: a empresa começou a testar a introdução de links com a cor preta nos resultados apurados pelo maior dos motores de busca.

De acordo com o The Guardian os testes começaram a ser levados a cabo junto de um pequeno conjunto de utilizadores, com o propósito de apurar reações a diferentes variantes e gradações e, eventualmente, proceder às necessárias afinações – caso a Google decida mesmo avançar com os links a preto.

Pode parecer um pormenor que não merece especial destaque, mas o The Guardian também dá a conhecer uma história que confirma que a cor pode valer milhões quando se trata de captar cliques dos internautas. Em 2014, a Google decidiu avançar com a inserção de anúncios no Gmail. A iniciativa não seguiu em frente enquanto não se apurou, mais uma vez com testes confinados a pequenos grupos de pessoas, qual a sombra de cor azul preferida dos internautas.

Nesses testes foram usadas 40 sombras de cor azul. No final, a Google apurou que os internautas tinham tendência a clicar mais numa sombra azul, que estava mais próxima da cor púrpura. «Tendo em conta a escala do nosso negócio, conseguimos faturar mais 200 milhões de dólares por ano e receitas de publicidade», explica Dan Cobley, responsável pela Google no Reino Unido.

  • 333