exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Internet

É amigo do ambiente? Tem direito a Internet à borla

  • 333

Na Holanda, uma startup criou uma espécie de gaiola que mede os níveis de poluição. Sempre que eles baixam, a zona onde se registou essa redução recebe Internet Sem Fios de borla. O sistema chama-se TreeWifi.

Amiguinho do ambiente? Tem direito a Net à borla!

Amiguinho do ambiente? Tem direito a Net à borla!

Um empreendedor holandês inventou um dispositivo muito similar a uma gaiola. Colocado nas árvores de Amesterdão, os dispositivos vão medir em tempo real os níveis de poluição de algumas zonas da capital holandesa.

Lá dentro, as "gaiolas" têm um sensor que mede os níveis de protóxido de azoto e um router. Sempre que os níveis baixam, os moradores (ou transeuntes) recebem Wi-Fi gratuito.

Os interessados podem saber qual o nível de poluição a partir dos LEDs colocados nos dispositivos. A empresa chama-se TreeWifi e ambiciona colocar uma gaiola destas em cada rua de Amesterdão. Veja aqui o vídeo.

  • 333
  • Jardim do Cabeço das Rolas, Aterros de Carnide e Beirolas, Lispólis, Laboratório Nacional de Engenharia Civil e Quartel dos Sapadores Bombeiros de Chelas. O que têm em comum? Ficam todos em Lisboa – e todos vão passar a albergar os primeiros cinco espaços de experimentação do cluster Lisboa Robotics, que foi apresentado sexta-feira por responsáveis da Câmara Municipal de Lisboa.