exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Internet

Google: pesquisas por passaportes irlandeses disparam

Na Irlanda do Norte, há quem pesquise no Google por passaportes; em Londres, há quem tente saber o que pode fazer para se mudar para Gibraltar.

  • 333

Hugo Séneca

O Brexit já começou a produzir efeito na vida real dos britânicos – ou pelo menos nos termos mais pesquisados no Google. Logo que foram conhecidos os resultados do referendo de quarta-feira (52% a favor da saída; contra 48% a favor da permanência) dispararam as pesquisas relacionadas com passaportes irlandeses. A maioria das pesquisas é proveniente da Irlanda do Norte, região onde a permanência na UE ganhou.

O aumento de pesquisas é relativo aos números registados no passado. Só quando os números absolutos de utilizadores e buscas forem conhecidos será possível avaliar a real dimensão da procura por estes assuntos.

O Google Trends também revela um aumento de pesquisas com os termos «what happens if we leave the EU» («o que acontece se deixarmos a UE», em Português), «British independence day» («Dia da Independência Britânica») e «Norway EU» («Noruega UE», provavelmente com a intenção de saber o que sucedeu à Noruega quando decidiu sair da UE).

Também as pesquisas em torno da libra – que desde 1985 não sofria uma desvalorização tão acentuada – aumentaram substancialmente. Mais curiosa é a tendência detetada com os termos «Move to Gibraltar». Segundo a BBC, a maioria das pesquisas relacionadas com um hipotética mudança de casa para o enclave que o Reino Unido mantém no sul de Espanha (onde a permanência na UE ganhou por números avassaladores), foram levadas a cabo por habitantes de Londres.

  • 333