exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Internet

Buscas no Google vão mostrar letras de músicas

A Google fechou um acordo com a LyricFind e vai começar a apresentar letras de música nos resultados das pesquisas. E há uma boa notícia para a indústria da Música: autores e editoras vão ser remunerados.

  • 333

Exame Informática

A Google anunciou hoje um acordo com LyricFind que vai permitir ao motor de pesquisa, Google, dar resultados para as buscas que sejam efetuadas por letras de músicas. Não se conhecem os valores do negócio, mas à Billboard, o CEO da empresa canadiana, Darryl Ballantine, que tem acordos com mais de 4 mil editoras, previu que os autores e as editoras podem vir a receber «milhões de dólares» com o acordo agora firmado.

Para já, o serviço só está disponível nos EUA, mas a Google tem os direitos para disponibilizar a informação também na Europa o que deixa antever que será uma questão de tempo até o motor de pesquisa começar a devolver resultados em letras de músicas.

O dinheiro que vai ser pago aos autores está diretamente relacionado com o número de vezes que o conteúdo é mostrado. Ou seja, quantas mais vezes for pesquisada determinada letra, mais o seu autor receberá.

À semelhança do que já acontece quando o Google ouve uma música (a funcionalidade está disponível nos terminais Android mais recentes, por exemplo), o utilizador quando pesquisar por determinada letra será encaminhado para a Google Play Music – a loja de música digital da Google – onde poderá comprar essa música.

  • 333