O melhor Campeonato de Europa de sempre – pelo menos sob o nosso ponto de vista independente – gerou, como seria de esperar, muita atividade nas redes sociais. Sobretudo quando se partilharam posts sobre golos.
O Twitter resolveu gerar gráficos com a análise do entusiasmo provocado por cada golo nesta rede social. Supostamente, foram utilizados algoritmos sofisticados que detetaram picos de atividade e que não se basearam apenas na quantidade de publicações. De acordo com a informação disponibilizada pelo Twitter, o impacto de cada golo foi medido em percentagem relativamente às publicações sobre todo o jogo. Deste modo pretendeu-se analisar a importância relativa dada pelos utilizadores na rede social aos golos de cada jogo.
Talvez porque os portugueses estiveram mais interessados em festejar do que em “tuitar” ou porque os franceses estiveram mais interessados em esquecer do que em criar memórias nas redes socias, o golo de Éder, que decidiu a final do torneio, obteve uma classificação modesta: menos de 2%. Ligeiramente menos que o golo de Nani contra o País de Gales, o golo português melhor classificado.
O recordista foi o golo de McGinn da Irlanda do Norte na vitória contra a Ucrânia.
A tabela interativa do Twitter sobre os golos do Euro 2016.