exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Internet

Para o Twitter, o golo de Éder gerou apenas entusiasmo de “meia tabela”

O Twitter apresentou uma tabela que ordena os golos por ordem de entusiamo gerado na rede social. Nesta análise, o golo que decidiu o campeonato não foi particularmente entusiasmante.

  • 333

O melhor Campeonato de Europa de sempre - pelo menos sob o nosso ponto de vista independente - gerou, como seria de esperar, muita atividade nas redes sociais. Sobretudo quando se partilharam posts sobre golos.

O Twitter resolveu gerar gráficos com a análise do entusiasmo provocado por cada golo nesta rede social. Supostamente, foram utilizados algoritmos sofisticados que detetaram picos de atividade e que não se basearam apenas na quantidade de publicações. De acordo com a informação disponibilizada pelo Twitter, o impacto de cada golo foi medido em percentagem relativamente às publicações sobre todo o jogo. Deste modo pretendeu-se analisar a importância relativa dada pelos utilizadores na rede social aos golos de cada jogo.

Talvez porque os portugueses estiveram mais interessados em festejar do que em “tuitar” ou porque os franceses estiveram mais interessados em esquecer do que em criar memórias nas redes socias, o golo de Éder, que decidiu a final do torneio, obteve uma classificação modesta: menos de 2%. Ligeiramente menos que o golo de Nani contra o País de Gales, o golo português melhor classificado.

O recordista foi o golo de McGinn da Irlanda do Norte na vitória contra a Ucrânia.

A tabela interativa do Twitter sobre os golos do Euro 2016.

  • 333
  • Exame Informática 253, Julho

    Capa da Revista

    Guardar fotos e vídeos sem ter de fazer nada, partilhar imagens com familiares e amigos em segurança ou fazer vídeos e álbuns automaticamente são exemplos dos conselhos que partilhamos nesta edição. E, como sempre, há muitos testes – sim, a GTX 1080 já esteve no nosso Lab – e reportagens para descobrir este mês.

  • Já há uma beta do iOS 10

    Software

    A versão beta do iOS 10 está disponível em fase de testes para todos os utilizadores. Conheça algumas novidades do sistema operativo móvel da “maçã”.