exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Internet

Waze vai ter alertas de crimes nas ruas do Brasil

A Google vai disponibilizar os Crime Risk Alerts para 25 áreas do Rio de Janeiro, a tempo dos Jogos Olímpicos. O objetivo é avisar os utilizadores se a sua morada de destino estiver numa zona de risco.

  • 333

Em outubro de 2015, Regina Múrmura e o marido conduziram o seu Citroen pela favela do Caramujo e a mulher acabou por ser apanhada num tiroteio e falecer. O caso fez manchetes no Brasil e a Google anunciou agora uma novidade que pode ajudar a evitar estes incidentes. A gigante revela que vai disponibilizar os Crime Risk Alerts no Waze para 25 áreas do Rio de Janeiro consideradas perigosas. Sempre que o utilizador inserir uma morada destas áreas como destino, verá um alerta que o avisa que está a ir para uma zona de risco elevado, explica a Wired. As zonas podem ter taxas de homicídio, de tráfico de carros ou de droga mais elevadas do que a média e a classificação final é obtida depois do cruzamento de várias fontes de informação. Há ainda mais de dois mil “editores” do Waze a trabalhar no terreno para confirmar ou desmentir a classificação de Risco Elevado.

Entre as fontes de informação consideradas pelo Waze estão linhas telefónicas de denúncia, estudos académicos locais e dados de investigadores. Os responsáveis da Google anunciaram que existem 25 zonas de risco, mas recusam nomeá-las, em parte por respeito para com os cidadãos que aí habitam. Quem definir no Waze que uma dessas localizações é a sua Casa, só irá receber o alerta uma vez.