exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Internet

Yahoo: hackers garantem passwords de 200 milhões de contas de e-mail

Há dados de endereços de e-mail de 200 milhões de utilizadores do Yahoo à venda na dark web. Yahoo ainda não confirmou esta megafuga de informação.

  • 333

Independentemente do que o futuro lhe reserva, o Yahoo dificilmente esquece do ano de 2016: a empresa acaba de anunciar que está investigar as notícias que dão conta de que há hackers que estão a vender os nomes de utilizadores e passwords de mais de 200 milhões de contas de e-mail do Yahoo.

Os alertas revelam que os hackers têm vindo a tentar vender conjuntos de credenciais de acesso na denominada dark web com preços que rondam as três bitcoins (cerca de 1.600 euros). Nesses volumes de dados, figuram nomes, passwords e datas de nascimento dos utilizadores do Yahoo, noticia BBC.

O Yahoo, que tem vindo a viver num impasse estratégico que redundou na aquisição pela Verizon, reiterou a confiança nos respetivos sistemas, mas recomenda o uso de passwords consideradas fortes, a adoção de ferramentas como o Yahoo Account Key e a escolha de diferentes passwords para cada um dos serviços onj-line.

O site Motherboard terá conseguido o acesso a um volume de 5000 registos de utilizadores, e, após testes parciais, terá confirmado que os dados correspondem mesmo a pessoas que registaram as contas de e-mail no Yahoo – mas também deparou com várias mensagens de erro quando contactou alguns dos endereços que foram alvo do ataque.

As mensagens de erro poderão confirmar a tese avançada pelo hacker que lançou o alerta original, sob o pseudónimo de Peace: os dados compilados por esta megafuga poderão reportar-se a 2012… o que aumenta a probabilidade de estarem desatualizados.

Apesar destas revelações, o Yahoo ainda não confirmou a veracidade do ataque. Além das passwords, os hackers também disponibilizaram o algoritmo que terá sido usado para aceder aos dados dos utilizadores.

  • 333