Os ad blockers ajudam a ter uma navegação mais precisa, sem distrações. Estes pequenos extras, instalados com o browser, bloqueiam as janelas de publicidade e os pop-ups que tantas vezes incomodam o utilizador. Agora, o Facebook descobriu uma forma de fazer a sua publicidade passar pelos bloqueadores. Ou seja, o utilizador vai mesmo começar a ver a publicidade apresentada naquela rede social, explica o The Verge. Estes anúncios vão continuar a aparecer ao utilizador como publicidade, mas no código não haverá nada que os distinga, passando assim pelos ad blockers como se fossem conteúdos normais do Facebook.
Os responsáveis pelo Facebook publicaram um post no seu blogue oficial dizendo que a publicidade não é excessiva e que é mesmo essencial para a sua existência. Uma vez que o acesso ao Facebook é gratuito, os meios de subsistência da rede passam pelo dinheiro pago pelos anunciantes, que pretendem que a publicidade seja vista pelo maior número de utilizadores possível.
Os membros do Facebook vão poder escolher que tipo de negócios pretendem bloquear e definir quais os temas que não se importariam de ver.