exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Internet

Twitter encerrou mais de 235 mil contas ligadas a terrorismo

As redes sociais são um meio de comunicação essencial para as redes ligadas ao terrorismo. O Twitter anunciou que já encerrou mais de 235 mil contas nos últimos seis meses.

  • 333

Os responsáveis do Twitter dizem que não há nenhum algoritmo mágico que permita identificar as contas ligadas a terrorismo, mas que ainda assim conseguiu encerrar mais de 235 mil contas nos últimos seis meses. Desde meados de 2015, mais de 360 mil contas foram identificadas e apagadas, noticia o ArsTechnica.

O Twitter explica em comunicado que usa ferramentas para combater o spam e relatórios fornecidos por parceiros e utilizadores para identificar as contas abusivas, lembrando que não há um algoritmo mágico que identifique conteúdos extremistas.

Esta foi a reação do Twitter depois de ter sido criticado por não fazer o suficiente para travar a expansão do discurso extremista. No dia anterior ao comunicado, o Twitter conseguiu defender-se em tribunal contra uma acusação de que fornecia suporte material aos terroristas e de que era uma ferramenta para espalhar propaganda terrorista. A empresa alegou que as suspensões diárias estão 80% acima do que foi registado no ano anterior e referiu o Communications Decency Act que a defende de ser legalmente responsável pelos conteúdos veiculados nos tuítes.

  • 333