exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Internet

Fotos, comentários e sondagens no Backstage do YouTube

O serviço de streaming quer oferecer às suas estrelas mais formas de comunicação com os fãs e prepara-se para lançar o Backstage.

  • 333

O YouTube vai estrear até ao final do ano o Backstage, uma forma de manter os YouTubers e os fãs a navegar no serviço de streaming e não terem de procurar outras plataformas para comunicação, como o Facebook ou o Twitter. O Backstage vai permitir, numa fase inicial apenas aos YouTubers mais famosos, partilhar posts, comentários, fotos e sondagens, logo na página do YouTube. Esta funcionalidade vai aparecer em simultâneo ao lado do Home e dos Videos dentro dos canais do YouTube mais populares. Os posts ali publicados vão aparecer por ordem cronológica, como no feed do Facebook ou no perfil do Twitter, e irão aparecer depois nos feeds dos subscritores, criando ainda notificações, explica o VentureBeat.

Esta é a solução encontrada pelo YouTube para manter as suas estrelas e respetivas comunidades de fãs dentro do site. Atualmente, a única ligação entre o criador dos conteúdos e a comunidade passava pelos comentários disponíveis no site e, desta forma, vai ser possível criar as “rich replies”, ou seja, respostas com outros vídeos, fotos ou outros conteúdos.

Estas novas formas de conversação têm como objetivo oferecer uma plataforma para que os vídeos possam ser discutidos, de uma forma mais rica. A iniciativa vai ainda permitir que os utilizadores passem mais tempo no YouTube, não só a ver vídeos de forma descontraída, mas também a contribuir ativamente, com comentários e mais conteúdos.

Este pode ser o primeiro passo no sentido de transformar o YouTube em rede social moderna.