exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Internet

Como impedir que o WhatsApp dê o seu número ao Facebook

A WhatsApp anunciou que ia começar a partilhar dados com o Facebook, mas há uma forma de o evitar.

  • 333

Os responsáveis pelo WhatsApp anunciaram na quinta-feira que iam ceder os números de telemóvel dos seus utilizadores ao Facebook. Numa primeira fase, esta partilha visa «enriquecer os anúncios do Facebook e melhorar a experiência dos utilizadores». Os dois exemplos apresentados no comunicado são de bancos a comunicar utilização fraudulenta das contas aos utilizadores através do WhatsApp e companhias aéreas a comunicar atrasos nos voos desta forma também. No entanto, esta é uma alteração significativa à política de privacidade do WhatsApp e a comunidade já demonstrou o desagrado com a decisão.

No ecrã que comunica a alteração nos Termos e Condições, basta clicar em Ler Mais e retirar o visto na caixa onde se lê que autoriza a partilha dos dados da conta com o Facebook. Outro método divulgado por vários sites, caso já tenha aceite a alteração dos Termos passa pelos 30 dias dias para aceder às definições de conta e desativar a autorização de partilha, embora em Portugal esta opção ainda não esteja disponível, como a Exame Informática pôde comprovar.

A WhatsApp e o Facebook querem começar os primeiros testes com estes dados dos utilizadores nos próximos meses. Recorde-se que a WhatsApp foi comprada pela empresa de Zuckerberg há pouco mais de dois anos.

  • 333