exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Internet

Google quer transformar Waze num serviço de transportes

A gigante da Web quer dar um novo uso ao serviço Waze e permitir a ligação entre motoristas e potenciais passageiros que estejam a percorrer o mesmo percurso.

  • 333

O Waze Commute já está disponível em Israel e a Google prepara-se para estrear o mesmo serviço em São Francisco. A ideia é que os passageiros possam obter uma boleia de motoristas que estejam a percorrer o mesmo caminho. A Uber e a Lyft, por exemplo, são serviços on-demand, ou seja, onde o cliente pede um carro para ir do ponto A ao ponto B. No Waze Commute, o trajeto já está definido à partida e os passageiros podem encontrar os motoristas que mais lhes convierem, explica o Engadget.

No teste em São Francisco, o serviço vai estar disponível apenas para alguns empregadores que se tenham inscrito. Os motoristas podem continuar a usar o Waze para obter direções e receber notificações de pedidos de passageiros, enquanto os utilizadores interessados em ter boleia poderão ter de usar a app Waze Rider.

A Google irá pagar aos condutores 54 cêntimos de dólar por cada milha, um preço significativamente mais baixo do que a Uber ou a Lyft.