exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Internet

Inesc Tec anuncia a app de fotos «mais segura do mercado»

SafeCloud Photos arquiva fotos na cloud, mas impede que terceiros acedam a essas imagens. Será desta que a privacidade fica garantida?

  • 333

Preparado para estilhaçar as suas fotos em pedaços? Em caso afirmativo, prepare-se para usar o SafeCloud Photos. A nova app foi desenvolvida por investigadores do Inesc Tec e estreia quinta-feira na Play Store, do Android, e na App Store, do iOS. Além da gratuitidade, a app tem um atrativo que poderá fazer a diferença no mercado: é «a aplicação móvel de fotografias mais segura do mercado», garante o Inesc Tec.

A SafeCloud Photos foi desenvolvida durante o projeto SafeCloud, que mereceu três milhões de euros de financiamento da Comissão Europeia. O projeto de investigação tinha como propósito criar ferramentas ou soluções alternativas que evitam a violação da privacidade dos utilizadores que recorrem a serviços baseados na cloud. O SafeCloud Photos pretende dar corpo ao trabalho que foi levado a cabo durante o projeto de investigação apoiado pelos fundos europeus. A app distingue-se por adotar uma técnica que divide cada foto em várias parcelas e as distribui por diferentes servidores ligados à Internet

Durante este processo não é armazenada qualquer informação que permita fazer a identificação de autores ou fotografias nos servidores – e só o dono do dispositivo usado para armazenar as imagens consegue juntar todos os pedaços e aceder às fotos.

O comunicado do Inesc Tec classifica a nova aplicação como «inviolável». «Não existe, neste momento, nenhuma aplicação no mercado que ofereça o mesmo nível de segurança oferecido pela SafeCloud Photos», acrescenta Francisco Maia, investigador do Laboratório de Software Confiável (HASLab), do Inesc Tec, em comunicado.

O lançamento da SafeCloud Photos deverá funcionar como um dos principais atratovos do Dia Aberto do Laboratório de Software Confiável do Inesc Tec, que arranca durante a manhã do dia 8 de setembro.

  • 333