exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Internet

Yahoo deverá confirmar ataque a 200 milhões de contas

LiPo Ching

Há dois ficheiros que alegadamente contêm credenciais de utilizadores do Yahoo a serem comercializados na Internet. Um deles é comprovadamente falso, mas o outro deverá levar a Yahoo a uma tomada de posição

  • 333

A Yahoo deverá confirmar em breve que mais de 200 milhões de contas pessoais de utilizadores foram alvo de um ataque de hackers, que explorou uma vulnerabilidade com mais de quatro anos. O site Recode refere, com base em fontes não identificadas, que a confirmação de que o ataque realmente atingiu os respetivos propósitos poderá vir a ser feita ainda esta semana.

O Recode recorda ainda o momento sensível em que esta confirmação deverá ser feita: o Yahoo está em vias de ser vendido à operadora de telecomunicações Verizon por um valor que supera os 4,8 mil milhões de dólares.

A Ars Technica dá conta de que foram detetados, no lado negro da Web, dois ficheiros que, alegadamente, terão passwords e registos de utilizadores de serviços da Yahoo. Um desses ficheiros terá sido confirmado como falso, mas o segundo, de maiores dimensões, terá revelado suficientes indícios de genuinidade – a ponto de haver quem avente a possibilidade de a Yahoo desencadear um programa de renovação total de passwords.

A notícia de que a Yahoo estará em vias de confirmar esta fuga de dados surge na sequência de uma primeira notícia do site Motherboard que deu conta de que alguém com o pseudónimo de “Peace” andaria a vender as credenciais de 200 milhões de utilizadores do Yahoo em sites considerados mais obscuros.

  • 333