exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Internet

Mastercard autoriza pagamentos online através de… uma selfie

A nova funcionalidade da Mastercard quer tornar o processo de compra mais célere e dispensar o recurso a palavras-passe. Chega agora à Europa, mas Portugal não está incluído nos primeiros países a receber a Identity Check Mobile.

  • 333
Paulo Matos

Paulo Matos

Jornalista

A Mastercard começou a disponibilizar nos mercados europeus a funcionalidade Identity Check Mobile, que permite ao utilizador recorrer a uma selfie para confirmar um pagamento online (ou seja, uma alternativa, por exemplo, ao uso de uma palavra-passe). Para já, esta espécie de pagamento por selfie chega à Alemanha, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Espanha, Finlândia, Holanda, Hungria, Noruega, Reino Unido, República Checa e Suécia. De acordo com o Engadget, a funcionalidade deverá ser disponibilizada globalmente no próximo ano. Isto depois de ter sido testada no Canadá, Estados Unidos e Holanda.

Para tirar proveito do Identity Check Mobile é necessário instalar a app e tirar uma foto, para que a Mastercard consiga criar um mapa digital do rosto do utilizador. A informação fica guardada nos servidores da empresa e é usada como referência sempre que a pessoa quer completar uma compra online. No momento de tirar a selfie, é pedido que o utilizador pestaneje para tentar evitar que outras pessoas tentem enganar o sistema com uma imagem impressa. O aumento da segurança é um dos grandes objetivos desta funcionalidade, sendo que o outro é tornar o processo de aquisição mais célere.

Pode saber um pouco mais no vídeo abaixo.

  • 333