exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Internet

Instagram quer ajudar a evitar suícidios

A rede social anunciou novidades que permitem alertar caso se note que um amigo ou conhecido está a pensar em suicidar-se.

  • 333

Exame Informática

Os responsáveis do Instagram defendem que muitas vezes familiares e amigos querem ajudar aquelas pessoas que estão a pensar em suícidio, mas não sabem como fazê-lo. Agora, a rede social permite enviar um alerta anónimo que desencadeia alguns mecanismos de ajuda para os utilizadores que estejam em perigo. O sistema envia uma mensagem ao utilizador a dizer que «alguém viu a sua publicação e pensa que pode estar a passar por um mau bocado. Se precisar de auxílio, gostaríamos de ajudar», cita o Engadget.

As mensagens de apoio foram escritas em colaboração com algumas associações especializadas em pessoas com distúrbios alimentares ou de prevenção do suícidio.

Por outro lado, há especialistas que alertam que a proliferação de redes sociais como o Twitter, Facebook, Instagram ou outras podem estar a causar uma maior pressão social e que pode levar a ansiedade, perda de sono ou depressões.

  • 333