exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Internet

WhatsApp lança videoconferência encriptada

Um vídeo à prova de escuta e interceção? A WhatsApp acaba de elevar a fasquia da segurança das comunicações entre internautas

  • 333

A WhatsApp estreou um serviço de videoconferência encriptada para 180 países. A solução é apresentada como teoricamente inquebrável e pode ser encarada como uma tomada de posição face às crescentes pressões de governos que, legítima ou ilegitimamente, exigem o acesso às comunicações dos respetivos cidadãos.

Jan Koum, um dos fundadores do WhatsApp reiterou a entrevista à Reuters a intenção de dar seguimento às solicitações dos clientes: «Estamos obcecados em garantir que a voz e o vídeo (encriptados) funcionam bem, mesmo em telemóveis de baixa gama».

Os responsáveis da WhatsApp admitem que o novo serviço de vídeo encriptado apenas se tornou viável, do ponto de vista técnico e comercial, devido ao crescendo da autonomia energética e ao aumento da resolução.

Resta saber por quanto tempo este novo serviço vai manter a encriptação: é que Donald Trump, o recém-eleito presidente dos EUA, já fez saber que pretende exigir às gigantes tecnológicas o acesso às comunicações de utilizadores sob investigação.

  • 333