exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Internet

O algoritmo do YouTube mudou? E o PewDiePie vai abandonar o YouTube?

Será que o YouTuber mais famoso do mundo vai mesmo fechar o canal que lhe deu a ganhar 15 milhões de dólares em 2016? O YouTube não pode responder à questão, mas garante que não mudou de algoritmo.

  • 333

PewDiePie, o youtuber mais famoso da Internet que na verdade se chama Felix Kjellberg, conta atualmente com 49,8 milhões de seguidores. A qualquer momento poderá chegar à mítica marca dos 50 milhões de seguidores. E aí, se cumprir a promessa, acabará de vez com o canal de YouTube, que o ajudou a ganhar 15 milhões de dólares em 2016 (e 12 milhões de dólares em 2015, depois de já ter juntado outras somas milionárias em anos anteriores). Por que é que PewDiePie ameaça acabar com a fonte de tanto dinheiro? Porque, alegadamente, o algoritmo que gere os vídeos recomendados do YouTube mudou.

PewDiePie decidiu avançar para o protesto depois de analisar a evolução das audiências das últimas semanas, refere a BBC. De acordo com o gamer de origem escandinava, apenas um por cento da audiência média do famoso canal dos tutoriais de videojogos provém das sugestões do YouTube. Antes da suposta modificação de algoritmos, 30% dos espetadores do PewDiePie provinham de sugestões que o YouTube apresenta à medida que os internautas vão visualizando outros vídeos.

As queixas de PewDiePie não são inéditas. Outros produtores de conteúdos alegaram, nos tempos mais recentes, que o YouTube alterou o algoritmo com o propósito de eliminar canais das listas de sugestões ou, pelo contrário, inserir canais sugeridos em páginas que deveriam ser geridas pelos utilizadores.

O portal do vídeo, que é detido pela Google, já reagiu negando qualquer tipo de mudança nos algoritmos que apresentam sugestões aos internautas: «Fizemos uma análise pormenorizada e concluímos que não houve qualquer quebra nos números de subscritores dos criadores de conteúdos, para lá daqueles que é normal acontecer quando os utilizadores deixam de subscrever um canal ou quando são eliminados os subscritores obtidos através de spam».

Já não deverá faltar muito mais tempo até que o canal de PewDiePie, mesmo com o alegado algoritmo menos favorável às sugestões, chegue aos 50 milhões de utilizadores. Nessa altura se verá se PewDiePie acaba com o canal que lidera o ranking dos youtubers e cria um canal novo, sem audiências.

  • 333