exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Internet

Spyware russo em computadores do governo da Lituânia

O responsável pela cibersegurança na Lituânia revela que foram detetados três casos de spyware russo instalado nos computadores do governo.

  • 333

Exame Informática

Rimtautas Cerniauskas afirma que só este ano já foram monitorizadas 20 tentativas de ataque a máquinas governamentais com spyware russo. Desde 2015, as autoridades lituanas descobriram três casos de computadores que têm spyware russo e que estaria a operar já há mais de seis meses. As máquinas pertencem a funcionários sem grandes posições de relevo, mas que ainda assim têm acesso a documentos sobre as decisões governamentais em vários assuntos, notica a Reuters.

O porta-voz do presidente russo Vladimir Putin desvaloriza estas acusações e pergunta se «o spyware tinha escrito “Made in Russia”? Refutamos completamente este absurdo». Dmitry Peskov vai mais longe e diz que a própria Rússia é alvo de ciberataques constantemente e não acusa outros governos.

A revelação da Lituânia levanta algumas preocupações, nomeadamente na Estónia e Letónia, uma vez que estes estados do Báltico estão geograficamente situados entre a Rússia e o Ocidente. Recorde-se que estes países já ficaram alarmados com a anexação da Crimeia e com o apoio russo aos separatistas ucranianos.

Os serviços de inteligência lituanos revelam ainda que há uma mudança no alvo dos ataques cibernéticos, de instituições financeiras para organizações políticas.

  • 333