exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Internet

China proibe o acesso a VPNs

É mais uma medida da China para vedar o acesso dos internautas à Internet: agora, as autoridades decretaram que o uso de VPNs é ilegal.

  • 333

Exame Informática

O Ministério da Indústria e das Tecnologias de Informação da China publicou um comunicado onde explica qeu está a limpar a Internet e que vai perseguir as empresas que fornecem VPNs, que permitiam aos utilizadores aceder a sites como o Twitter ou o Facebook naquele país. É mais um reforço da política que é conhecida por Great Firewall, num trocadilho com Great Wall ou Grande Muralha da China.

Um analista da Wilmer Hale’s, que presta serviços para tecnológicas americanas e chinesas, disse ao The Washington Post que a medida é consistente com a ênfase na ciber soberania em oposição à conectividade internacional. Ainda não se sabe concretamente que tipo de perseguições é que os fornecedores de VPN vão sofrer, ainda para mais sabendo que já operam num mercado altamente controlado naquele país asiático.

Para já, vários especialistas concordam que a medida parece destinar-se aos fornecedores de VPN para cidadãos individuais e não às versões empresariais destas ferramentas.

  • 333