exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Internet

Facebook anuncia mudanças no Feed de Notícias

A Facebook está constantemente a aperfeiçoar a forma como os utilizadores têm acesso a conteúdos. Agora, foram anunciadas alterações no Feed de Notícias para mostrar posts relevantes e mais “autênticos”.

  • 333

Exame Informática

A Facebook anunciou que quer mostrar mais conteúdos autênticos, na sequência das polémicas sobre as fake news. A ideia é mostrar menos conteúdos enganadores ou sensacionalistas e dar mais visibilidade às notícias e posts mais realistas, dando-lhes lugar de destaque nos feeds. A rede social vai criar um ranking que classifica os conteúdos conforme a proximidade do utilizador e tendo em conta os outros “sinais” universais como likes, comentários ou partilhas.

Numa primeira fase, vão ser identificadas as páginas que tentem enganar o algoritmo ou que tenham histórico de partilhar conteúdos falsos. A partir dessa informação, é criado um modelo que analisa continuamente as publicações e dá destaque às que se posicionem mais alto.

O objetivo é também que os “sinais“ universais sejam atualizados em tempo real. Assim, se o utilizador seguir a página de um determinado jornal ou revista e um conteúdo começar a gerar muitos likes, partilhas e comentários, deve aparecer no Feed de Notícias mais rapidamente do que acontece atualmente.

  • 333