exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Internet

Google recebeu pedidos para remover um milhão de sites

A Google publicou um relatório onde revela que já recebeu pedidos para remover mais de um milhão de sites diferentes dos resultados das pesquisas. Surpreendentemente, nem todas as páginas incluem conteúdos pirateados.

  • 333

Exame Informática

A Google diz que recebe milhares de milhões de pedidos para remoção de sites dos resultados de pesquisas. A maior parte das denúncias é feita automaticamente, através de algoritmos criados pelos detentores de direitos intelectuais que informam automaticamente a Google se houver páginas que alojem conteúdos ilegais. Agora, a empresa anuncia que já recebeu pedidos para remover um milhão de páginas diferentes.

No entanto, o relatório de transparência da Google explica que a empresa recebeu também pedidos para remoção de páginas como a da Casa Branca, do Departamento de Justiça, da NASA, da Netflix, da BBC ou do The New York Times.

Alguns destes pedidos podem dever-se a erros nos algoritmos, mas noutros casos pode tratar-se de governos ou autoridades a tentar censurar conteúdos políticos, como artigos ou vídeos, noticia o Engadget. Outra das “vítimas” habituais destes pedidos é o site IMDB, mas a Google recusou-se a remover estes URLs dos resultados das pesquisas.

Veja aqui o estudo completo.

  • 333