exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Internet

Como uma gralha “desligou” parte da Internet durante quatro horas

Um trabalhador da Amazon estava a tentar despistar um problema nos servidores AWS e introduziu um comando errado, levando a que muitos serviços online tivessem falhas durante quatro horas.

  • 333

Exame Informática

O comando introduzido causou um efeito de dominó e fez com que muitos sites, como o Quora, Imgur, Giphy ou Slack, entre outros, estivessem em baixo durante quatro horas no início da semana. O trabalhador da Amazon Web Services na Virgínia do Norte desligou inadvertidamente vários servidores e, para recuperar, foi necessário um restart completo às máquinas, o que demorou algumas horas, noticia a Cnet.

«Embora estejamos orgulhosos do nosso longo registo de disponibilidade do Amazon S3, sabemos que estes serviços são críticos para os nossos clientes, para as suas aplicações, para os seus clientes e para os seus negócios», desculpa-se a Amazon em comunicado. A empresa anunciou ainda que quer retirar lições deste incidente, que vai implementar medidas de segurança adicionais e vai tentar melhorar os tempos de recuperação.

  • 333