exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Internet

Facebook lança ferramenta contra notícias falsas

A rede social de Mark Zuckerberg começou a empregar uma ferramenta que permite sinalizar os posts que contenham notícias falsas. O trabalho de verificação é feito por uma equipa do Facebook que compara as notícias a diversas fontes.

  • 333

Exame Informática

A polémica estalou durante as eleições presidenciais com as redes sociais a serem acusadas de espalhar conteúdos falsos, as fake news. A Google e a Facebook assumiram a responsabilidade de contribuir para uma Net mais “limpa”, com notícias verdadeiras. O Facebook anunciou agora a ferramenta que permite aos utilizadores “contestar” qualquer notícia. A tag de “disputed” foi anunciada em dezembro, mas só agora começa a estar mais disponível, começando pelos EUA, noticia a NBC.

Depois de uma história ser marcada com esta classificação, uma equipa do Facebook analisa-a e compara com dados de organizações como o Snopes, Politifact ou Factcheck.org e conclui se será verdadeira ou não. Se se verificar que o conteúdo não está correto, a notícia mantem-se no site, mas permanece marcada como “disputed”. Estes conteúdos podem continuar a ser partilhados, ostentando sempre esta classificação e começam a perder a relevância nos Feeds dos utilizadores.

  • 333